terça-feira, 9 de agosto de 2011

IGREJA CRISTÃ EPISCOPAL

Comunhão da Igreja Cristã Episcopal do Brasil - CICEB é a expressão brasileira da Christian Communion Churches (Comunhão das Igrejas Cristãs) que tem sua sede na Flórida - EUA, e é presidida pelo bispo +Daniel Williams.

Somos uma Igreja inserida na tradição espiritual anglicana e celta dos primeiros séculos, tendo como expressões de convergência as vertentes evangélica, caristmática, litúrgica e sacramental da Igreja de Cristo. .

A CICEB define o anglicanismo como a ortodoxia inglesa, desenvolvida desde o princípio da presença da fé cristã nas Ilhas Britânicas [séc. II], até agora. Então, em nosso uso, o anglicanismo inclui suas origens celtas, suas raízes patrísticas, a Igreja medieval, a Reforma Protestante, o avivamento evangélico de Wesley, o Movimento de Oxford e a renovação carismática moderna.

Desta forma, 
é importante entender que a CICEB não está vinculada à sede episcopal da Igreja Anglicana em Cantuária (Inglaterra) e que não há entre nós qualquer tipo de vinuclação, seja ela eclesiástica, doutrinária ou administrativa.

 COMO SOMOS


Como Igreja que sofreu forte influência do anglicanismo histórico, a CICEB tem algumas características fundamentais que constituem o seu ethos, ou seja, o seu modo de ser:
 somos uma igreja católica, cristã e carismática;
 adotamos a Bíblia como única fonte para determinar nossa fé e nossa prática;
 seguimos a tradição litúrgica, desenvolvida historicamente desde a igreja apostólica primitiva;
 celebramos legitimamente os dois sacramentos instituídos por Cristo: o batismo em água e a   eucaristia (santa ceia);
 sustentamos livre e espontaneamente através dos dízimos e das ofertas toda a obra missionária e   assistencial promovida pela igreja;
 não somos coagidos a observar os usos e costumes da tradição humana, pois valorizamos a   liberdade individual;
 respeitamos a dignidade da criação de Deus em todas as suas manifestações e lutamos pela   integridade da vida humana e do meio ambiente.

Nossa missão primordial, como Igreja e como gente, é fazer Cristo conhecido onde ele ainda não foi anunciado (cf. Romanos 15.20-21). Como signatários da Conclamação de Chicago, de 1977, buscamos a unidade de todos os cristãos, em torno dos oito fundamentos do Movimento de Convergência. ,Somos chamados a retornar:
1- às nossas raízes históricas;
2- à fidelidade bíblica;
3- à identidade credal;
4- à proclamação da salvação holística;
5- à integridade sacramental;
6- à espiritualidade cristã autêntica;
7- à autoridade final da Igreja e
8- à unidade ecumênica do Corpo de Cristo. 




Origem no Brasil

A Igreja tem início no Brasil em outubro de 2002, organizada por membros da então Paróquia Betânia da Diocese Anglicana do Recife, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Na época recebeu a denominação de Igreja Episcopal Evangélica Betânia.
Em 8 de junho de 2003, a então Igreja Episcopal Evangélica Betânia, filiou-se à Comunhão das Igrejas Episcopais Evangélicas (em inglês, The Communion of Evangelical Episcopal Churches - CEEC), cuja sede fica nos Estados Unidos da América, e de onde se originou a atual Comunhão Internacional Cristã (em inglês, The Christian Communion Internacional - CCI), com sede no Estado da Flórida, EUA. A Igreja, inserida nessa citada Comunhão, elegeu em abril de 2007 o Rev. Leonides Menezes como o seu Bispo, sagrado em seguida.


Estrutura eclesial

A Jurisdição, na atualidade, possui uma Catedral, oito igrejas e um seminário de formação clerical, e concentra as suas atividades na Região Nordeste do Brasil. O clero está constituído por dois ministros auxiliares, quatro diáconos, quatro presbíteros e um Bispo.

Novos desafios

Um dos próximos desafios da Igreja Cristã Episcopal Betânia será a implantação de um novo trabalho na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, agreste de pernambuco. A presença episcopal em Santa Cruz é conhecida pelos Curcilios realizados nesta cidade pela Igreja Cristã Episcopal Betânia, mas ainda não existe uma igreja episcopal nesta cidade. Em breve Santa Cruz do Capibaribe receberá mais uma igreja evangélica numa demonstração do poder de Deus operante no homem pela graça salvadora de Cristo Jesus.

2 comentários:

  1. Graça e Paz!

    Quem em breve os sonhos de Deus se façam realidade em Santa Cruz através das ICE. Estaremos orando pelo irmão.

    Um abraço fraterno,

    Rev. Marcio Teixeira
    Ministro Encarregado da Missão Corpo de Cristo
    (Caetés 1, Abreu e Lima - PE)

    A Deus toda a glória!

    ResponderExcluir
  2. Ola amado irmãos paz e bem padre Barboza

    ResponderExcluir