terça-feira, 15 de maio de 2012

Principal candidato para assumir a Igreja Anglicana sofre rejeição por ser negro

A Episcopal Anglicana passa por um processo de troca de líder já que Rowan Williams vai deixar o cargo de arcebispo no final do ano

O principal candidato a ocupar a vaga de arcebispo de Canterbury, John Sentamu, 62 anos, tem sofrido rejeição por ser negro. Se ele for eleito ocupará o cargo máximo da Igreja da Inglaterra, também conhecida como Episcopal Anglicana.
 
O caso foi revelado pelo reverendo Arun Arora, que é o responsável pela comunicação da Igreja da Inglaterra. Ele denunciou o preconceito velado primeiramente em seu blog e posteriormente falou ao jornal Sunday Telegraph.
 
Em seu discurso ele falou que existe uma campanha contra a eleição do único bispo negro na instituição. Chamados de “outsiders” pelos patrícios, a expressão, de acordo com Arora, é na verdade uma expressão de racismo. “Na pior das hipóteses, trata-se da expressão desse tipo de racismo que se esconde sob a superfície de nossa sociedade e quem vem, pontualmente, à luz quando um negro pretende romper as cadeias históricas”, comentou.

Sentamu nasceu na Uganda em 1974 e chegou à Inglaterra depois de fugir do regime de Idi Amin, lá ele estudou teologia em Cambridge e se tornou um dos religiosos mais comprometidos com a questão de justiça e paz.
 
Seu nome está na lista de bispos que podem assumir o posto deixado por Rowan Williams, que vai deixar o cargo de arcebispo para se dedicar a outros projetos. O próximo líder da Igreja da Inglaterra será nomeado pela Comissão de Candidaturas da Coroa (CNC, em inglês), um grupo formado por 16 membros, mas a decisão final virá da Rainha Elizabeth II.
 
Com informações ALC
Fonte: GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário