sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Uma Herança Histórica



CREDO APOSTÓLICO

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra.

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades;¹ ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu; está assentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na santa Igreja universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amem. 

      Na última quinta-feira tivemos o nosso primeiro Culto de Doutrina no templo da recém-inaugurada Igreja Cristã Episcopal em Santa Cruz . Começamos a estudar a base da nossa fé com o estudo  "Nisto Cremos", uma análise  histórico-teologica do Credo dos Apóstolos.
    As palavras familiares do Credo dos Apóstolos são um resumo histórico e simples das verdades essenciais professadas pelos primeiros cristãos. Embora esta confissão não seja, certamente, uma produção direta dos doze apóstolos de Cristo, é comumente aceito que ela consiste em uma declaração resumida dos seus ensinos e está em perfeita harmonia com o espírito do Novo Testamento.
       Muitos católicos conhecem bem esse credo. E se espantam ao descobrir que os protestantes também o conhecem. Da mesma forma, alguns protestantes se surpreendem quando ouvem um companheiro recitá-lo. quase sempre, os evangélicos ficam até mesmo mais surpresos ao descobrirem que existe um credo antigo que, muito mais do que apenas um documento misterioso e abstrato, é uma viva e vibrante profissão das verdades essenciais cridas por todos os cristãos ao longo dos séculos.
        Aqui está um ponto de partida universal para a declaração cristã - um credo que expressa as verdades vitais e fundamentais confessadas pelos crentes muito antes da ruptura da igreja visível nos séculos 11 e 16. Entretanto, nem tudo aquilo que precisa ser professado pelos modernos cristãos está contido nele. Por exemplo, esse documento não menciona a graça de Deus na salvação. Também não há nele referencia alguma sobre a autoridade das Escrituras. Não obstante tudo isso, ele é um bom começo - um ponto de partida para todas as confissões cristãs históricas - e uma excelente declaração de fé para os momentos de culto comunitário.
       Esperamos que na próxima quinta-feira todos possam vir ao templo participar do nosso Culto de Doutrina com a seqüência de estudos sobre o Credo Apostólico e que tragam visitantes para juntos adorarmos a Deus na beleza da sua santidade. 

Rev.Diógenes Monteiro


Um comentário:

  1. Querido Pastor Diogenes Graça e paz.
    Parabens pelo blog mui edificante.
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir