terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quanto vale uma alma? E o voto de muitas almas?

O texto é conhecido e igualmente oportuno para esses dias: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Mt.22.21. Comumente ouço de alguns irmãos a empírica expressão: “Estamos no mundo, mas não somos desse mundo”. Dizemos isto para expressar o nosso comprometimento com o reino espiritual acima de obrigações com o reino material. Neste sentido a expressão é verdadeira embora em lugar nenhum das Escrituras o comprometimento com o reino de Deus exime os cristãos do cumprimento de seu papel como cidadão e individuo social. Não é sobre isso que o Senhor Jesus fala com Pedro em Mateus 17.25-27?


Embora muitos cristãos se utilizem dessa verdade, às vezes até de maneira hipócrita, é em épocas como essa de efervescência política que menos ouvimos a expressão: “Estamos no mundo, mas não somos desse mundo”! Será que isso se dá pelo fato de que, para alguns, está no mundo e fazer parte dele é possível desde que isso responda às suas conveniências? Possivelmente.

Como cristãos devemos nos posicionar como embaixadores de um reino onde a justiça e o amor reinam no coração de todos os homens. Como cidadãos devemos fazer valer o nosso direito de escolher homens dignos para comandar o futuro de nosso pais. A pátria celestial Jesus foi preparar (Jo 14.2). Dessa pátria aqui nos somos os responsáveis. Cuidado com o fanatismo religioso, pois muitos políticos corruptos tem se utilizado disso para ganhar os votos de cristãos menos informados.

Pastores conscientizem suas ovelhas, mas não venda o voto delas, pois alem de ser crime isso e imoral e conseqüentemente é um pecado. Não faca do púlpito da sua igreja um palanque. Não troque a índole e o caráter das suas ovelhas por um telhado, uma caixa de som, um saco de cimento ou outra coisa qualquer. Seja honesto, prudente e discreto. Também foi para isso que fomos chamados.

Sabemos que o valor de uma alma não tem preço. O voto dela também não. No dia 3 de outubro dê a César o que é de Cesar. Se fizermos isso conscientemente pensando de forma coletiva no que é melhor para todos estaremos também dando a Deus o que é de Deus (Romanos 13.1). A Ele a honra e a gloria eternamente. Amem.

Pr.Diógenes Monteiro (ex-padre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário