quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mensagem de Fim de Ano do Pr.Diógenes

Persevere até o fim!

“Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo”. Mateus 10:22

Como conselheiro espiritual em minha cidade, durante esse ano de 2010, o conselho que eu mais dei aos meus amigos foi: Não desista. Percevere até o fim! Foram tantos os motivos apresentados por aqueles que me procuravam para uma converssa informal. E o conselho era sempre o mesmo:
 Você está perto de desistir? Por favor, não o faça. Você está desanimado como pai? Agüente firme. Você está cansado de fazer o bem? Faça apenas mais um pouco. Erga suas mangas e vá até lá de novo. Sem comunicação no seu casamento? Dê a ele mais uma chance...
Lembre-se, aquele que persevera até o fim não é alguém sem feridas ou cansaço. Muito pelo contrário, ele, como o boxeador, está cicatrizado e ensangüentado. Essa declaração é atribuída à Madre Teresa, “Deus não nos chamou para sermos bem sucedidos, apenas fiéis”. O lutador, como nosso Mestre, está perfurado e cheio de dor. Ele, como Paulo, pode até ser amarrado e açoitado. Mas ele persiste.
 
A Terra Prometida, diz Jesus, está à espera daqueles que perseveram. Ela não é apenas para aqueles que dão a volta da vitória ou bebem o champanhe. Não senhor. A Terra Prometida é para aqueles que simplesmente perseverarem até o fim.
 
Para 2011 não mudarei o conselho, apenas espero que mude a atitude dos meus ouvintes. Perseverem até o fim!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Teologia Reformada


PROTESTANTISMO
O que o protestantismo é em sua essência e o que deve ser...

*O Protestantismo é direcionado para Somente Cristo, Somente a Fé, Somente a Graça, Somente as Escrituras, Glória Somente a Deus.

*O Protestantismo proclama alto padrão moral biblicamente em todas as áreas da sociedade.

*O Protestantismo exalta a vida da família.

*O Protestantismo defende como conceito que a Igreja é de Cristo, não dos papas nem dos pastores.

*O Protestantismo na Idade Moderna incentivou a agricultura, a indústria, o comércio e a navegação.

*O Protestantismo defende a soberania do Estado e a democracia.

*O Protestantismo promove a restauração do indivíduo e da sociedade.

*O Protestantismo incentiva a Política a restaurar seu domínio para o homem.

*O Protestantismo incentiva a Ciência a restaurar seu domínio para o homem.

*O Protestantismo apoia o desenvolvimento da Arte para o homem.

*O Protestantismo eleva a Religião Cristã.

O que o protestantismo não é nem deveria ser...

*Protestantismo não é abrir seita em cada esquina,

*Protestantismo não apoia nem encobre pastores ladrões, pedófilos, estupradores, místicos, mentirosos, heréticos, homossexuais, adúlteros, idólatras e outros amantes da injustiça e da impiedade.

*O Protestantismo não apoia os movimentos evangélicos pós-modernos, como a Teologia da Prosperidade e outras teologias contemporâneas.

*O Protestantismo rejeita o “amém” da multidão evangélica.

*O Protestantismo não é meramente um movimento eclesiástico e dogmático, mas um SISTEMA DE VIDA que trata biblicamente nossa relação com Deus, com o próximo e com o mundo.

COMO PREGAR PARA NÃO CONVERTER A NINGUÉM !!!!


... Como Pregar Para Não Converter a Ninguém

. Deixe que seu motivo predominante seja assegurar sua própria popularidade.

. Preocupe-se mais em agradar do que converter aos seus ouvintes.

. Procure assegurar sua reputação como sendo um pregador famoso e diferente dos outros (para que todos o idolatrem e não prestem atenção na mensagem).

. Fale com um estilo florido, enfeitado e inteiramente fora do alcance da compreensão da maioria das pessoas.

. Seja superficial nas suas considerações para que seus sermões não contenham verdades suficientes para converter alguém.

.
Deixe a impressão de que se Deus é tão bom com todos, não enviará ninguém para o inferno.

. Pregue sobre o amor de Deus, mas não fale nada a respeito da santidade do seu amor.

. Evite dar ênfase na doutrina da completa depravação moral do homem para não vir a ofender o moralista.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

APRENDENDO A DERRUBAR GIGANTES


I Samuel 17: 41 a 51

É fato que todos os dias enfrentamos esses gigantes, cada vez mais treinados, cada vez mais fortes e nos dando cada vez menos a oportunidade de vencê-los. Nossos gigantes vêm com cara de desemprego, relacionamentos maus resolvidos, uma oportunidade perdida em um vestibular, brigas no casamento, vícios e pecados que insistem em bater em nossa porta; o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos 7.19 diz “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que eu não quero, esse eu faço” entre outros muitos gigantes que enfrentamos, ninguém sabe ao certo com qual cara virá nosso gigante, mas o que todos sabemos é que eles sempre aparecem, e as vezes nos momentos mais felizes da nossa vida, estragando nossa festa, tirando nossa paz e o nosso sono.

LEMBRANDO DA PROMESSA

Nós conhecemos a voz de nossos gigantes, mas será que ela é tudo o que temos ouvido? Davi viu e ouviu, mas ao invés de olhar a situação com os olhos da maioria Davi coloca em pauta um assunto importante: Ninguém havia lembrado de Deus, no capitulo 17 versículo 26 Davi lembra que é filho de Deus e quem o afronta, afronta seu Deus. No livro de Genesis 12:3 Deus fala a Abrão, “Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.” Você tem noção do beneficio e da imensa responsabilidade que temos de sermos feitos filhos de Deus (João 1:12). Às vezes agimos exatamente como os soldados e todo o povo de Israel diante de Golias, por causa do nosso pecado, ou das nossas debilidades pensamos que Deus simplesmente nos abandonou, e isso é normal, mas assim como Davi quero ser um mensageiro do Rei na sua vida e lembrar-te que não importa o que aconteça, Deus nunca te abandonará, nem mesmo quando você falhar, Ele estabeleceu um pacto eterno contigo que não pode ser quebrado ( Romanos 8:35) “Quem nos separará do amor de Cristo…”
O povo se concentrou na força de Golias, Davi se concentrou na força de Deus e isso fez dele um campeão. Ninguém mais fala sobre Deus, Davi não fala em outra coisa que não seja Deus.
CONCENTRE-SE NO GIGANTE E VOCE TROPEÇARÁ, CONCENTRE-SE EM DEUS E SEUS GIGANTES TROPEÇARÃO.
Há quanto tempo seu Golias te persegue? Os familiares de Golias era inimigos antigos dos israelitas, Josué os expulsou da terra prometida trezentos anos antes desse evento. Provavelmente os soldados de Saul quando viram Golias murmuraram: “De novo não. Meu pai lutou contra o pai dele, meu avô lutou contra o avô dele”. Talvez você já tenha resmungado coisa semelhante “estou ficando viciado em trabalho como o meu pai”, “o divorcio persegue toda minha arvore genealógica, será que isso nunca vai parar?”. Então você vê Golias o valentão ele perseguiu seus antepassados e agora surge diante de você, ele esta a sua espera de manhã e vem sempre atormentá-lo à noite.

São nesses momentos que achamos que Deus simplesmente nos abandonou. Então Deus envia Davi pra avisar que nem tudo esta perdido. Deus envia Jesus para derrubar o gigante do descaso, humilhação, morte física e espiritual, e principalmente o pecado que nos afastava de Deus, para dizer que nem tudo está perdido.
  
VERDADES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

Existem algumas verdades que eu não me canso dedizer, e que satanás se perturba ao ouvir, que o 1°sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, que o 2° véu  foi rasgado e temos acesso a Deus, que 3° somos mais do que vencedores por aquele que nos amou; e essas verdades nos desafiam a crer que por maior que seja Golias, não pode alcançar a grandeza do nosso Deus.
Davi não era bobo, ele vê o gigante, mas como um especialista em Deus ele vê a Deus com muito mais nitidez. Ele vê os exércitos de anjos ao redor dele lhe dando cobertura e as mão de Deus postas sobre ele, por isso foi correndo em direção ao filisteu.
O que você vê?
Lembre-se que o que vemos em relação aos problemas da vida determina nosso futuro, se enxergarmos mais o problema então ele se tornara insuperável, porem se enxergarmos nosso problema como uma oportunidade para Deus, então não haverá problemas que não superaremos e venceremos pelo poder de Cristo em nós. Faça Deus aumentar e o Golias diminuir, não dê demasiada importância ao gigante, e nem uma mínima importância ao seu Deus.

Agora, alguém assim como eu deve se perguntar: – O que será que Deus viu em Davi? Com o mesmo olhar que perturbou Golias, cobiçou Bet-Seba, desafiou os escarnecedores de Deus no vale, mas se juntou a eles no deserto, em um dia era um escoteiro condecorado, e no outro se juntava com mafiosos. Nos bons momentos de Davi ninguém foi melhor, nos seus piores momentos ninguém foi pior. O coração que Deus amava era um coração cheio de altos e baixos.
É interessante ver que quando se trata de aconselhar outros somos os mestres da fé, quando esses gigantes nos atormentam.

UM TESTE: “Você esta 4 vezes mais propenso a descrever a força de Deus do que a descrever as exigências de seu dia? Sua lista de bênçãos é 4 vezes mais longa do que sua lista de reclamação? Você pensa 4 vezes mais na graça de Deus no que na sua culpa?” 

Em II Coríntios 10:4 diz “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para a destruição de fortalezas” Muitas vezes são fortalezas que nós mesmos criamos, tais como: religiosidade, desânimo, comodismo, pecados, entre outras fortalezas criando um muro que nos impede de enxergar a gloria de Deus nos separam Dele, e nos tornam insensíveis a presença de Deus.
Davi chamou a atenção de Deus não por sua habilidade, nem por sua velocidade, nem por seus grandes feitos, mas sim por que constantemente buscava derrubar essas fortalezas através do arrependimento e quebrantamento, e da confiança.

Veja que Davi não tem tantos sinais estrondosos em sua vida, o Mar vermelho não se abriu diante dele, e nem subiu em um redemoinho rodeado por uma carruagem de fogo, não houve Lázaros ressuscitando, porem Davi era um milagre ambulante.

Erga os olhos, matador de gigantes, o Deus que fez de Davi um milagre esta pronto para fazer o mesmo com você.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Núcleo Santa Cruz do Curso Teológico Básico

Na cidade de Santa Cruz do Capibaribe encontra-se instalado um Núcleo Teológico de Ensino (NTE) do Seminário de Integração Teológica de Pernambuco. Funcionando no 1° andar da Igreja Evangélica Congregacional, este nucleo conta hoje com mais de 30 alunos e formou uma turma de 26 em agosto de 2010. 
Para se inscrever nos cursos "Básico em Teologia" e "Bacharel em Teologia", para o ano de 2011, é so entrar em contato com a nossa secretaria e receber todas as informações.


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Rio de Janeiro quer decretar Jesus Cristo como patrimônio imaterial do estado



O Projeto de Lei de autoria do deputado carioca Édino Fonseca propõe transformar Jesus Cristo (não a estátua “Cristo Redentor”, mas sim o próprio Jesus, o nazareno) um patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro.

A justificativa é que já que temos a estátua (o que seria o patrimônio material), nada melhor do que termos a pessoa dele como propriedade do povo fluminense. Segundo Édino esta é uma homenagem ao Salvador “por tudo que temos conhecimento que Ele tem feito pelo nosso Estado e pelas vidas das pessoas que aqui vivem”.

Além de deputado estadual, Édino Fonseca é pastor da Igreja Assembléia de Deus de São Gonçalo e integrante da Frente Parlamentar Evangélica.
Confira o Projeto de Lei Nº 3134/2010

    “DECLARA JESUS CRISTO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
    Autor: Deputado ÉDINO FONSECA
    DESPACHO:
    A imprimir e às Comissões de Constituição e Justiça; e de Normas Internas e Proposições Externas.
    Em 08.06. 2010
    DEPUTADO JORGE PICCIANI – PRESIDENTE
    A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOL-VE:

    Art. 1º Declara JESUS CRISTO como patrimônio imaterial do Estado do Rio
    de Janeiro.

    Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
    Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 08 de junho de 2010.
    Deputado ÉDINO FONSECA

    JUSTIFICATIVA
    O presente Projeto de Lei objetiva declarar JESUS CRISTO como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
    Jesus Cristo é a forma como a Bíblia se refere àquele cujos seguidores consideram o Messias…

    Por estas razões e por tudo que temos conhecimento que Ele tem feito pelo nosso Estado e pelas vidas das pessoas que aqui vivem é que solicitamos que seja declarado como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro, apresento este Projeto de Lei, para a qual contamos com o apoio dos meus Pares nesta Casa. ”

É sua vez de opinar!
  

Fonte: Genizah / Gospel+

sábado, 4 de dezembro de 2010

2º Domingo de Dezembro; Dia da Bíblia



       Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época.
        Estima-se que a primeira tradução da Bíblia foi elaborada entre 200 a 300 anos antes de Cristo. Como os judeus que viviam no Egito não compreendiam a língua hebraica, o Antigo Testamento foi traduzido para o grego. Porém, não eram apenas os judeus, que viviam no estrangeiro, que tinham dificuldade de ler o original em hebraico: com o cativeiro da Babilônia, os judeus da Palestina também já não falavam mais o hebraico.
         Denominada Septuaginta (ou Tradução dos Setenta), esta primeira tradução foi realizada por 70 sábios e contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica, pois não estavam incluídos quando o cânon (ou lista oficial) do Antigo Testamento foi estabelecido por exegetas israelitas no final do Século I d.C. A igreja primitiva geralmente incluía tais livros em sua Bíblia. Eles são chamados apócrifos ou deuterocanônicos e encontram-se presentes nas Bíblias de algumas igrejas.
        Outras traduções começaram a ser realizadas por cristãos novos, sendo a mais importante de todas a tradução na língua latina pela sua ampla utilização no Ocidente. No ano 382 d.C, o bispo de Roma nomeou o grande exegeta Jerônimo para fazer uma tradução oficial das Escrituras. Sua tradução tornou-se conhecida como "Vulgata", ou seja, escrita na língua de pessoas comuns ("vulgus"), e difundiu-se por todas as regiões do Mediterrâneo, alcançando até o Norte da Europa.
Na Alemanha, em meados do Século 15, um ourives chamado Johannes Gutemberg desenvolveu a arte de fundir tipos metálicos móveis. O primeiro livro de grande porte produzido por sua prensa foi a Bíblia em latim. Cópias impressas decoradas a mão passaram a competir com os mais belos manuscritos. Esta nova arte foi utilizada para imprimir Bíblias em seis línguas antes de 1500 - alemão, italiano, francês, tcheco, holandês e catalão; e em outras seis línguas até meados do século 16 - espanhol, dinamarquês, inglês, sueco, húngaro, islandês, polonês e finlandês.
         No início do século 16, manuscritos de textos em grego e hebraico, preservados nas igrejas orientais, começaram a chegar à Europa ocidental. Uma pessoa de grande destaque durante este novo período de estudo e aprendizado foi Erasmo de Roterdã. Ele passou alguns anos atuando como professor na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Em 1516, sua edição do Novo Testamento em grego foi publicada. Pela primeira vez estudiosos da Europa ocidental puderam ter acesso ao Novo Testamento na língua original, embora, infelizmente, os manuscritos fornecidos a Erasmo fossem de origem relativamente recente e, portanto, não eram completamente confiáveis.
Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias de cópias. Todos os autógrafos, isto é, os livros originais, como foram escritos pelos seus autores, se perderam.
        Hoje é possível encontrar a Bíblia completa ou em porções traduzida em mais de 2.000 línguas.
        Os mais antigos registros de tradução de trechos da Bíblia para o português datam do final do século XV. Porém, centenas de anos se passaram até que a primeira versão completa estivesse disponível em três volumes, em 1753. Trata-se da tradução de João Ferreira de Almeida. A primeira impressão da Bíblia completa em português, em um único volume, aconteceu em Londres, em 1819, também na versão de Almeida.
       O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.
       Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.